Odontopediatria

A odontopediatria trata da dentição das crianças a partir da erupção dos primeiros dentes de leite até à dentição definitiva (6 meses aos 15 anos). O acompanhamento das crianças desde os primeiros anos é fundamental para uma dentição saudável em que a estética e a função estejam asseguradas.
Sabendo que as crianças são pacientes muito especiais e que nem todas reagem e respondem da mesma forma quando tem de ir ao dentista, com o objetivo de desmistificar o “medo da bata branca” a consulta é realizada num ambiente calmo e relaxante.
A ideia é tornar a consulta num momento agradável, onde se motiva a criança para a higiene oral diária e se esclarecem os pais sobre a saúde oral dos seus filhos.
A vinda recorrente a uma consulta desde muito cedo, e ás vezes bastando para isso apenas acompanhar os pais, dá precisamente a preparação para os tratamentos posteriores.

A JFP Clínica é aderente ao PNPSO (Cheques-Dentista) que prevê a promoção da saúde oral, a prevenção e tratamento das doenças orais. Na utilização do cheque-dentista, para cada grupo beneficiário e no âmbito do tratamento, existe um conjunto de atos específicos próprios. Nomeadamente no caso das crianças, o programa apenas contempla o tratamento de dentes definitivos, excepto no cheque-dentista destinado a crianças com idade inferior a sete anos.

O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodonticos. Neste sentido, o acompanhamento regular pelo Médico Dentista é fundamental para atuar precocemente, prevenir ou tratar o problema desde o seu início. Para estes casos as crianças vão ser reencaminhadas para a nossa especialidade de ortodontia.

E sobre a escovagem dos dentes em crianças ?
Bebés (até aos 3 anos) a escovagem deve ser realizada pelos pais, a partir da erupção do primeiro dente. 2x por dia (uma obrigatória ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou uma escova macia. A pasta dentrífica deve ser do tamanho da unha do 5º dedo da sua criança.

Crianças (3 aos 10 anos), a escovagem deve ser realizada pelos pais e pela criança. 3x por dia (uma obrigatória ao deitar), utilizando uma escova macia. A pasta dentrífica deve ser do tamanho da unha do 5º dedo da sua criança.

Adolescentes (>10 anos) a escovagem deve ser realizada pelo próprio. 3x por dia (uma obrigatória ao deitar), utilizando escova macia ou média. A pasta dentrífica deve ser do tamanho de uma ervilha. A pasta deve conter 1000 a 1500 ppm de flúor.